Implantes Dentários

Implantes Dentários

O que é implante dental?

O implante é um parafuso de titânio introduzido cirurgicamente no osso alveolar (maxilar ou mandibular) que substitui a raiz do dente (como se fosse uma “raiz artificial”). Podem ser realizados implantes unitários (para repor apenas um dente), parciais (para repor alguns dentes perdidos) ou totais (para repor todos os dentes). A reabilitação através de implantes dentais proporciona conforto, eficiência e segurança na mastigação além da estética natural (bastante similar aos dentes naturais).

Para quem é indicado o Implante?

Você é um candidato ideal caso:

– Esteja faltando um ou mais de seus dentes;

– Seu crescimento maxilar esteja completo;

– Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada;

– Sua prótese removível falte estabilidade e retenção deixando-o inseguro;

– Tenha dificuldade na mastigação com suas próteses;

– Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.

Finalidades do Implante

Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam o paciente;
Melhoria na qualidade da mastigação: com o implante a sobrecarga em dentes remanescentes diminui;
Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as conseqüências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.
Fases do Implante

1. Exames clínicos e de diagnóstico

Nessa fase será realizada uma anamnese completa avaliando a sua história clínica e serão solicitados e avaliados os exames complementares (radiografias, tomografias, modelos de estudo, exames de sangue, etc.).

2. Planejamento cirúrgico-protético

Essa etapa planeja a quantidade, posição e tamanho do implante, além de buscar prever a necessidade enxertos ósseo ou gengival com finalidade funcional ou estética

3. Cirurgia para instalação do implante

É um processo particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar-lhe sobre cada passo desse processo.

4. Pós- operatório

Depende de cada tipo de procedimento executado, geralmente é rápida. Informaremos todos os procedimentos para que a sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor. Se necessário, receitaremos medicamentos para ajudar na recuperação. É fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções passadas.

5. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária

Nessa etapa é confeccionada a prótese sobre o implante. Aspectos estéticos, funcionais, fonéticos estão interligados para prover um tratamento completo A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. Orientaremos qual é a melhor forma de você cuidar da sua prótese. Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.

Dúvidas Freqüentes

É um tratamento doloroso?

Em todo processo a nossa preocupação é com o bem-estar do paciente. Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de meios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes como nos dias seguintes ao procedimento.

Quais são os resultados?

Os resultados de implantes são estáveis. Mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso. Uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente. Iremos passar-lhe esta informação após analisar seu caso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *